quarta-feira, 4 de maio de 2011

Escola Plácido de Castro


Em quatro de maio, alunos do 2º ano B da EMEF José Plácido de Castro participaram do Projeto Momento Literário. Nesse mês, devido ao dia treze de maio (abolição da escravatura), resolveu-se trabalhar com os livros da Coleção Negritude. Esta coleção abrange obras de literatura infanto-juvenil com personagens negras bem como mitos e lendas africanas, biografias de personalidades negras, livros de geografia e história da África, ou seja, a temática negra como um todo.
O livro selecionado para os alunos do Plácido foi A Botija de Ouro, de Joel Rufino dos Santos, que conta a história de uma negrinha corajosa que era maltratada por seu Senhor, até que tudo muda em um final surpreendente. A Botija de Ouro trata da esperança e da união do povo africano, tanto entre si quanto com os seres da natureza, é uma história positiva e emocionante, que envolve as crianças.
Os alunos, após participarem ativamente da contação da história e se surpreenderem em inúmeros momentos da narrativa, criaram suas próprias botijas e colocaram dentro dela (por meio da representação da palavra) elementos que, para eles, tinham tanta importância quanto o ouro na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário