quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escola João Freitas


No dia cinco de maio, os alunos do 1º ano C da EMEF Prefeito João Freitas Filho vieram à Biblioteca Municipal para participar do Momento Literário. O livro escolhido para a atividade foi O Presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos, que aborda personagens da cultura africana como o já mencionado Ossanha, Iansã e Xangô. 
Através da história de um menino escravo e sua amizade com o filho de seu Senhor, o autor introduz cada uma dessas personagens e explica a participação delas, sua importância, na cultura religiosa desse povo.
Depois de contada a história, analisamos a relação de dependência existente entre o menino escravo e o menino branco, investigamos como se desenvolveu o final da narrativa e fizemos um paralelo entre a liberdade do escravo e a do pássaro (personagem de destaque na história).
Por fim, tendo esses aspectos em mente, partimos para a atividade prática, na qual cada aluno construiu seu pássaro e o cenário no qual este deveria ser inserido, tendo em vista os pontos discutidos da narrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário