segunda-feira, 9 de maio de 2011

Escola Padre Réus


No dia nove de maio, alunos do 5º ano C da EMEF Padre Réus, vieram à Biblioteca Pública para participar do Momento Literário. O livro escolhido para abordar a temática negra com essa turma foi O Rei Preto de Ouro Preto, de Sylvia Orthof, que fala das paisagens e dos costumes africanos.
Esta obra, que conta a história de um Rei que é trazido ao Brasil como escravo, transmite o caráter hospitaleiro e alegre do povo africano; além do sofrimento ao qual foi subjugado. A narrativa é toda em forma de poema, dando um caráter mais leve e até mesmo poético a essa história carregada de sofrimento e força.
Após a contação, foi feita a discussão do tema: tratou-se de características africanas expressas ali (como esperança e otimismo), lembrou-se de que nem todos os negros conseguiram construir uma trajetória positiva depois da escravidão, abordou-se o quanto e como a Igreja participou desse momento histórico. Enfim, cada aluno construiu sua própria narrativa a respeito de uma personagem negra que fora roubada de sua vida feliz em seu continente e trazida para um lugar desconhecido. Porém, para conhecer cada uma dessas histórias - bem como saber mais sobre a de Sylvia Orthof -, explorar suas aventuras e desvendar seus mistérios, será preciso lê-las.
Ao menos que um dos autores revele aqui sua obra para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário