terça-feira, 17 de maio de 2011

Escola Júlio Casado


Em 17 de maio, numa tarde de terça-feira, o 4º ano da EMEF Dr. Júlio Casado teve seu Momento Literário a partir do livro O Casamento da Princesa, de Celso Sisto, o qual, além de retratar lindamente a cultura africana, leva o aluno a identificar-se com a mesma através do imaginário, da ficção, e da relação de costumes.
A narrativa trata de uma linda princesa negra que se vê em meio a um dilema: acatar a vontade de seu pai ou seguir a sua própria. (Por falar em princesa linda, a ilustração deixa clara a diferença entre a estética europeia, que prevalece na literatura infantil, e a estética africana, mostrando como diferentes culturas podem ter diferentes conceitos de beleza.)
Bem - voltando à problemática do texto -, a questão é que o rei se compremeteu a casar a princesa com determinado pretendente, mas ela se comprometeu com outro. A fim de que nenhum deles faltasse com sua palavra, precisavam encontrar uma maneira justa para resolver esse impasse.


Nossa protagonista sofre muito por pensar na possibilidade de se casar com outro. Ela desejava casar com seu amado. Porém, quando o problema é resolvido, a princesa comemora de forma única. Forma esta que não contarei aqui para manter o mistério. Só direi que, depois da princesa, muitos de nós repetimos sua comemoração sem sabermos de sua história.
Por fim, os alunos optaram por um dos pretendentes - o Fogo ou a Chuva - e explanaram o porquê de sua escolha; por que, na opinião de cada um, aquele seria o melhor pretendente para a princesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário