sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escola Rosane Amaral


O 5º ano A da EMEF Rosane Amaral Dias teve seu momento literário na Biblioteca Municipal no dia 17 de junho. A turma foi incrivelmente participativa, representando muito bem sua escola. Foram horas maravilhosas. Uma aula estimulante.
O livro escolhido foi Os pássaros, de Flávio Lunardi, que traz a natureza não como uma fauna e uma flora distante de nós; mas, como a paisagem que vemos dia a dia no quintal de nossa casa.
A obra retrata os tempos modernos, nos quais o aumento da população urbana faz necessária a construção de prédios onde antes havia o verde virgem ou casas com pátios enormes, floridos, com pomares e hortas.
Assim, o menino que vivia usufruindo da mesma árvore com a qual seus pais e seus avós conviveram, que fazia história sob os mesmos caules e as mesmas folhas que coexistiram com seus antepassados, vê-se privado desse ser que lhe fazia bem simplesmente por estar ali.
É uma história triste, disse o autor, e histórias tristes precisam ser contadas. Porém, embaixo daquela árvore ou encima dela, não somente histórias tristes foram escritas; e é exatamente isso que faz doer esse rompimento.
Os pássaros, título do livro, são personagens que no enredo têm tanta importância quanto a árvore em questão e formam com ela um paralelo que nos faz pensar os diferentes aspectos da natureza, o papel de cada ser e suas capacidades.
Após a análise do texto, os alunos responderam excepcionalmente à atividade proposta: produziram seus textos, expuseram suas percepções quanto ao que aconteceu sob o olhar daquela árvore e criaram suas histórias; viveram aqueles momentos, como se eles próprios estivessem ali com a árvore.
Ainda, para encerrar de forma espetacular os trabalhos daquela tarde, os estudantes pediram para lerem seus escritos, compartilhando com os colegas aquilo que lhes dera tanto prazer em criar, dividindo suas emoções, dividindo um pouco de si.
Parabéns 5º ano A! Apareçam e sejam sempre bem-vindos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário