quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escola Guerreiro Lima


Na tarde de 30 de junho, a EMEF Afonso Guerreiro Lima esteve na Biblioteca Municipal para seu momento literário. O livro selecionado para tratar sobre Meio Ambiente com a turma foi Passarinhos, de Flávio Lunardi.
A obra traz a história de um menino que deixa sua casa devido à construção de um edifício no local. Além da casa, ele precisa abrir mão da árvore com a qual dividiu muitos momentos de sua vida, árvore pela qual sente um imenso carinho.
Mas, os passarinhos dão a essa história triste um final inesperado, trazendo a esperança ou a certeza de que a distância afasta os corpos, mas não o bem-querer; separa os seres, mas não as lembranças.



Assim, o 3º ano B, em duplas, após a análise da narrativa, passou a confeccionar os companheiros do menino na trama: primeiro a árvore, a partir de garrafa pet, depois os passarinhos, de dobradura. A atividade não era simples, deu bastante trabalho.
Então fez-se um paralelo entre a vida em meio à natureza e a vida em meio aos concretos da cidade; refletiu-se sobre como a natureza pode permanecer entre o que é urbano; como podemos ter ótimos momentos em meio ao verde.
Por fim, uma bela floresta estava montada: novas histórias podem ser contadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário