quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Maria da Glória


Em 22 de junho, pela manhã, a EMEF Profª Maria da Glória da Silva, representada pelo 3º ano A, compareceu à Biblioteca Municipal para ter seu momento literário. O livro escolhido para a atividade foi Passarinhos, de Flávio Lunardi, direcionado a um público de menor faixa etária se comparado a Pássaros, livro de mesmo autor e de igual enredo.
Através da história de um menino que se vê obrigado a deixar a casa em que cresceu, a qual será tombada para dar lugar a um edifício, conceitos como valorização da natureza e amizade são tratados de maneira cativante, envolvendo o leitor e fazendo-o refletir.
Acontece que, no quintal dessa casa, há uma árvore que acompanha essa família por gerações; e, nessa árvore, há um ninho; e, nesse ninho, há passarinhos também de diferentes gerações. E todos estes saem de seu habitat para dar espaço à nova construção.



O convívio entre seres: humanos, fauna e flora, além de benéfico, é vital na trama; assim, a percepção do inevitável término dessa relação leva nossa personagem a um forte grau de desconforto, impotência, tristeza.
Muitas memórias são retomadas, diversas sensações são revividas: a realidade iminente o faz sofrer; mas, a árvore e os passarinhos, cada um a sua maneira, abrandam a dor do menino - da mesma forma em que contribuem para a riqueza da narrativa e seu desfecho.
A fim de abordar o crescimento da população urbana, que faz necessária a construção de prédios, o que toma espaços que antes eram ocupados pelo verde, a atividade proposta para os alunos foi a confecção de edifícios.
A turma se dedicou inteiramente ao trabalho. Resultado: criações maravilhosas. Basta saber o seguinte: nesses prédios aí, tem lugar para passarinhos? e para algumas plantinhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário