quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escola Guerreiro Lima


Na tarde de 30 de junho, a EMEF Afonso Guerreiro Lima esteve na Biblioteca Municipal para seu momento literário. O livro selecionado para tratar sobre Meio Ambiente com a turma foi Passarinhos, de Flávio Lunardi.
A obra traz a história de um menino que deixa sua casa devido à construção de um edifício no local. Além da casa, ele precisa abrir mão da árvore com a qual dividiu muitos momentos de sua vida, árvore pela qual sente um imenso carinho.
Mas, os passarinhos dão a essa história triste um final inesperado, trazendo a esperança ou a certeza de que a distância afasta os corpos, mas não o bem-querer; separa os seres, mas não as lembranças.



Assim, o 3º ano B, em duplas, após a análise da narrativa, passou a confeccionar os companheiros do menino na trama: primeiro a árvore, a partir de garrafa pet, depois os passarinhos, de dobradura. A atividade não era simples, deu bastante trabalho.
Então fez-se um paralelo entre a vida em meio à natureza e a vida em meio aos concretos da cidade; refletiu-se sobre como a natureza pode permanecer entre o que é urbano; como podemos ter ótimos momentos em meio ao verde.
Por fim, uma bela floresta estava montada: novas histórias podem ser contadas!

Escola Adolfo Cassel


Na manhã de 30 de junho, o 4º ano da EMEF Alfredo Adolfo Cassel visitou a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha para participar do Projeto Momento Literário. Anúncios Amorosos dos Bichos, do autor Almir Correia, foi a obra trabalhada com a turma. O segundo livro da série Poemas Birutinhas, publicado em 2005, estimulou os pequenos a uma divertida brincadeira com suas palavras e rimas.
A turminha demonstrou empolgação ao ouvir as histórias dos bichos que procuravam seus pares ideais através de anúncios bastante engraçados. Também teve conversas, questionamentos e opiniões sobre a leitura.
Na hora de realizar a atividade, que consistia em escrever novos anúncios, criando outro par inusitado de bichos, além de desenhá-lo, os alunos se mostraram receptivos, organizados e empenhados. Isso contribuiu para o bom andamento da atividade, promovendo um momento literário repleto de alegria a satisfação.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Escola Justino Camboim


O 3º ano B da EMEF Justino Camboim compareceu no dia 29 de junho à Biblioteca Municipal a fim de ter seu momento literário. A turma com o maior número de inscritos na Sala de Leitura de sua escola representou-a muito bem.
Com a leitura de Anúncios amorosos dos bichos, de Almir Correia, os alunos se espantaram, se divertiram ao conhecerem as personagens que remetiam os anúncios, e, principalmente, ao saberem a quem estes anúncios se destinavam.
Os casais inusitados deram muito o que falar: seus corações partidos, seus motivos, ilusões... Os alunos, envolvidos, mais queriam comentar e, depois de muito riso, hora de criar: por que outros pares estranhos não se poderia inventar?
A turma trocou de posição e, com papel e lápis na mão, iniciou sua produção. De madame interesseira a moça namoradeira, de magrelo a musculoso, desajeitado ou talentoso, todos tinham sua vez. Os animais carentes queriam romance. Os alunos, criativos, formavam pares interessantes.
Quanta inspiração!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Escola Primo Vacchi


O 2º ano da EMEF Primo Vacchi teve seu momento literário na Biblioteca Municipal em 27 de junho. Procurando tratar do tema Meio Ambiente de forma descontraída, optou-se pelo livro Anúncios amorosos dos bichos, de Almir Correia.
A leitura causou nos alunos diferentes impressões: uns se admiraram, outros se enojaram, uns se espantaram, outros desconfiaram; houve até os que procuraram segundas intenções, quiçá conspirações por trás daquelas amorosas declarações.
A verdade é que os casais improváveis que se formariam através desses anúncios eram realmente de estranhar ou ao menos desconfiar. Difícil seria os compreender, os aceitar. Mas, alguns deles, parecia, poderiam mesmo se amar.
Com esses pares inesperados se aprendeu certas lições, novas palavras, algumas contradições. Os alunos, com certeza, tiveram suas opiniões, as discutiram, as revelaram e, por fim, as expressaram, pintando no papel aquelas paixões.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Vanessa Ceconet


No dia 22 de junho, pela tarde, o 2º ano A da EMEF Vanessa Ceconet teve seu momento literário na Biblioteca Municipal. O livro escolhido para a atividade foi Anúncios amorosos dos bichos, de Almir Correia.
A obra é apresentada como a sessão de anúncios de um jornal, onde os solteiros carentes procuram seu par ideal. O diferencial são os casais formados por combinações totalmente improváveis, pares realmente inesperados.
Esse elemento surpresa, junto de uma linguagem sofisticada e cômica, provoca o riso por parte dos alunos, desperta sua curiosidade em relação à variedade de nossa fauna, os faz questionar a organização natural dos seres como os conhecemos.
Após a parte dialogada, passamos para a parte prática, na qual os alunos pintaram os pares improváveis mostrados no livro; mais especificamente, cada aluno pintou o par respectivo a ele de acordo com sorteio feito no momento anterior à pintura.

Escola Maria da Glória


Em 22 de junho, pela manhã, a EMEF Profª Maria da Glória da Silva, representada pelo 3º ano A, compareceu à Biblioteca Municipal para ter seu momento literário. O livro escolhido para a atividade foi Passarinhos, de Flávio Lunardi, direcionado a um público de menor faixa etária se comparado a Pássaros, livro de mesmo autor e de igual enredo.
Através da história de um menino que se vê obrigado a deixar a casa em que cresceu, a qual será tombada para dar lugar a um edifício, conceitos como valorização da natureza e amizade são tratados de maneira cativante, envolvendo o leitor e fazendo-o refletir.
Acontece que, no quintal dessa casa, há uma árvore que acompanha essa família por gerações; e, nessa árvore, há um ninho; e, nesse ninho, há passarinhos também de diferentes gerações. E todos estes saem de seu habitat para dar espaço à nova construção.



O convívio entre seres: humanos, fauna e flora, além de benéfico, é vital na trama; assim, a percepção do inevitável término dessa relação leva nossa personagem a um forte grau de desconforto, impotência, tristeza.
Muitas memórias são retomadas, diversas sensações são revividas: a realidade iminente o faz sofrer; mas, a árvore e os passarinhos, cada um a sua maneira, abrandam a dor do menino - da mesma forma em que contribuem para a riqueza da narrativa e seu desfecho.
A fim de abordar o crescimento da população urbana, que faz necessária a construção de prédios, o que toma espaços que antes eram ocupados pelo verde, a atividade proposta para os alunos foi a confecção de edifícios.
A turma se dedicou inteiramente ao trabalho. Resultado: criações maravilhosas. Basta saber o seguinte: nesses prédios aí, tem lugar para passarinhos? e para algumas plantinhas?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Escola Getúlio Vargas


O pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal, foi o livro selecionado para abordar o tema Meio Ambiente com o 1º ano C da EMEF Getúlio Vargas no Momento Literário do dia 21 de junho na Biblioteca Municipal.
Narrativa com linguagem simples (de fácil compreensão) e situações emocionantes, mostrou-se a escolha ideal para tratar de assunto tão importante, como a preservação da natureza, com público dessa faixa etária - de, em média, seis anos de idade.
A turma que, por usufruir assiduamente da Sala de Leitura de sua escola, participou da atividade, o fez com atenção e entusiasmo, contribuindo com seus comentários quando lhe era solicitado e fazendo silenciando quando era apropriado.
Após leitura da história e diálogo sobre a mesma, os alunos montaram seu pássaro, que então não era mais sem cor - e sim um pássaro colorido - o qual retrata, acima de tudo, a capacidade de superação que temos a partir do momento em que acreditamos em nós mesmos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escola Rosane Amaral


O 5º ano A da EMEF Rosane Amaral Dias teve seu momento literário na Biblioteca Municipal no dia 17 de junho. A turma foi incrivelmente participativa, representando muito bem sua escola. Foram horas maravilhosas. Uma aula estimulante.
O livro escolhido foi Os pássaros, de Flávio Lunardi, que traz a natureza não como uma fauna e uma flora distante de nós; mas, como a paisagem que vemos dia a dia no quintal de nossa casa.
A obra retrata os tempos modernos, nos quais o aumento da população urbana faz necessária a construção de prédios onde antes havia o verde virgem ou casas com pátios enormes, floridos, com pomares e hortas.
Assim, o menino que vivia usufruindo da mesma árvore com a qual seus pais e seus avós conviveram, que fazia história sob os mesmos caules e as mesmas folhas que coexistiram com seus antepassados, vê-se privado desse ser que lhe fazia bem simplesmente por estar ali.
É uma história triste, disse o autor, e histórias tristes precisam ser contadas. Porém, embaixo daquela árvore ou encima dela, não somente histórias tristes foram escritas; e é exatamente isso que faz doer esse rompimento.
Os pássaros, título do livro, são personagens que no enredo têm tanta importância quanto a árvore em questão e formam com ela um paralelo que nos faz pensar os diferentes aspectos da natureza, o papel de cada ser e suas capacidades.
Após a análise do texto, os alunos responderam excepcionalmente à atividade proposta: produziram seus textos, expuseram suas percepções quanto ao que aconteceu sob o olhar daquela árvore e criaram suas histórias; viveram aqueles momentos, como se eles próprios estivessem ali com a árvore.
Ainda, para encerrar de forma espetacular os trabalhos daquela tarde, os estudantes pediram para lerem seus escritos, compartilhando com os colegas aquilo que lhes dera tanto prazer em criar, dividindo suas emoções, dividindo um pouco de si.
Parabéns 5º ano A! Apareçam e sejam sempre bem-vindos!


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Escola Otaviano Silveira


No dia 16 de junho, a EMEF Otaviano Silveira teve seu momento literário na Biblioteca Municipal. A turma que, entre os pequenos, é a mais assídua participante da Sala de Leitura de sua escola, o 1º ano B, foi selecionada para essa atividade.
Com uma narrativa repleta de aventuras, um protagonista que procura superar seus medos e inseguranças para encontrar sua força interior e acreditar em si mesmo, O pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal, foi o livro utilizado para abordar o tema Meio Ambiente.
Durante a leitura, os alunos vivenciaram a personagem e seus anseios, torceram por suas vitórias, acreditaram em sua capacidade de superação: se identificaram com ele, com sua vontade de vencer, com seu otimismo e dedicação.
Após, montaram seu próprio pássaro colorido (que um dia foi um pássaro sem cor), tendo esperanças de que, com dedicação e esforço, poderemos mudar não somente o mundo, mas - principalmente - nós mesmos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Escola Hugo Gerdau


No dia sete de junho, o 1º ano D representou sua escola, a EMEF Hugo Gerdau, em atividade na Biblioteca Municipal, tendo seu Momento Literário.
O pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal, foi o livro escolhido para trabalhar com os alunos o tema Meio Ambiente, pois aborda o cuidado com a natureza e com o outro de forma emocionante e simples (com uma linguagem de fácil compreensão).
A obra trata, por esse viés, da questão de auto-estima: um pássaro que se considerava feio por ser sem cor e era descriminado devido a essa característica, passa por uma reviravolta incrível, tornando-se um dos animais mais importantes entre os seus.
A história mostra que, acreditando em nós mesmos, em nossa força e em nossa capacidade de ir além podemos fazer a diferença; relato de otimismo e coragem, que faz o aluno perceber que, através de suas escolhas, de sua percepção de mundo, pode determinar a realidade em que vive.
Assim, se vê um pássaro colorido naquele em que antes se via um pássaro sem cor.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escola Francisco Greiss


Em três de junho, o 3º ano A, turma assídua na biblioteca de sua escola, a EMEF Francisco Greiss, visitou a Biblioteca Municipal para ter seu momento literário. Esse grupo foi o primeiro a desenvolver o tema meio ambiente, escolhido para o mês de junho (cinco de junho é o Dia do Meio Ambiente). Para abordar o assunto, foi utilizado o livro de Ruth Rocha: O menino que - quase - morreu afogado no lixo, que tem uma linguagem divertida e atual, com a qual os alunos se identificam e dão muitas risadas.


A história trata de um menino que ficou sozinho em casa durante certo tempo, enquanto seus pais viajavam, e - apesar da presença da empregada, que cuidava da casa durante o dia, e da avó, que pousava com ele à noite - não se importava com a limpeza e organização de seu quarto (pois, da casa ele precisou cuidar depois que levou um duro da empregada). Tanto foi seu descaso que ele conseguiu formar uma montanha de lixo, o que resultou em muita confusão.


A turma respondeu positivamente à atividade proposta: trocaram ideias e opiniões nos momentos de diálogo e fizeram interessantes confecções com recorte e colagem, reproduzindo o quarto do menino antes de sua bagunça ser descoberta. À medida que finalizavam seus trabalhos, cada aluno se dirigia à sala de literatura infanto-juvenil, escolhia um livro e se posicionava confortavelmente para usufruir de sua leitura.
Aliás, compareçam, leiam, sejam sempre bem-vindos!