segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guerreiro tem sua Primeira Lição

Você se lembra de seu primeiro dia de aula? Da escola em que, pela primeira vez, você se viu como aluno? De seus colegas? De sua professora? Há quem afirme nunca ter esquecido esse dia. Há quem diga que esse dia foi um dos mais marcantes de sua vida. Há ainda quem sustente que, nesse dia, teve sua primeira lição de vida, como o protagonista da história que abordei com o 6º ano B da Escola Afonso Guerreiro Lima, que, não em seu primeiro dia de aula, mas no dia dezessete de julho, teve seu momento literário.


O autor escolhido para a atividade foi Carlos Heitor Cony, com seu conto A Primeira Lição, encontrado no livro Contos da Escola - Volume 2, da coleção Literatura em minha casa, disponível para empréstimo. Primeiramente, foram apresentadas aos alunos a biografia e algumas obras do autor, tal como Quase Memória, que faz parte do acervo da biblioteca e é considerado pela crítica um dos principais livros de Cony. Então passamos à leitura do conto. Por fim, à confecção de painel abordando os temas medo e coragem.


A narrativa mostra um menino, personagem principal do conto, que se sente ameaçado pelo ambiente escolar, desconfia de seus colegas e, até mesmo, dos professores, acredita que essas pessoas podem lhe fazer mal e é tomado pelo medo. Não estava preparado para o momento, no qual, pela primeira vez, seria separado de sua família, daqueles em quem confiava. Porém, naquele dia, devido a situações vividas na escola, esse menino se dá conta da necessidade de aprender a tomar suas próprias decisões, agir por conta própria e assumir as consequências de seus atos. Tomado de coragem, resolve encarar a vida.


"E aprendera também que acabara para sempre a minha infância. 
Não devia ter chorado quando entrara na escola, obrigando 
o pai a ficar de plantão, de sentinela, tomando conta do 
filho a distância. Daquele dia em diante, eu teria de
 me habituar a enfrentar a vida por conta própria."

2 comentários:

  1. vcs podem me dizer onde encontrar o conoto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conto A Primeira Lição pode ser encontrado no livro Contos da Escola - Volume 2, da coleção Literatura em minha casa, disponível para empréstimo na Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, situada na Avenida João Pereira de Vargas, 611 - Sapucaia do Sul, RS.
      Você pode conhecer melhor a biblioteca através do blog: http://bibliotecasapucaia.blogspot.com.br/

      Excluir