quinta-feira, 5 de julho de 2012

Érico Veríssimo & Ruth Rocha

O conto de Ruth Rocha, Admirável Mundo Louco, publicado no livro Contos para rir e sonhar, que faz parte do acervo da biblioteca, foi o texto abordado no encontro com o 6º ano 62 da Escola Estadual Érico Veríssimo, que compareceu à Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, para ter seu momento literário, no dia 26 de junho.


Após a leitura do conto, acompanhada de slides, com imagens previamente selecionadas, e em meio ao bate-papo que acontecia de acordo com o tópico que surgia no texto, os alunos registraram suas impressões do extraterrestre que, ao passar pela Terra, deixou um manuscrito com suas percepções sobre o nosso planeta.


Foi apresentado aos alunos o livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, disponível para empréstimo na biblioteca e provável fonte de inspiração da autora ao escrever seu conto. Como Huxley, Ruth Rocha aborda o futuro da humanidade, levando-nos a refletir sobre o mundo em que vivemos e de que forma contribuímos para deixá-lo como está.


O autor inglês desenvolve seu romance em um futuro hipotético, o qual, apesar de parecer totalmente diferente de nossa realidade, expõe aspectos negativos de nossa sociedade. Já a autora situa seu conto na época atual, porém, com a participação de um suposto visitante de outro planeta, pelo qual é possível fazer, quase que inocentemente, críticas relacionadas à humanidade.



"Vou tentar fazer uns esquemas de 
como eles são,  para que todos entendam 
melhor. Por mais absurdos que estes esquemas 
pareçam, é assim mesmo que eles são. É inútil chamarem
 minha atenção para o fato de que eles não parecem obedecer a
 um padrão lógico de desenvolvimento. Eu também acho que não."

Nenhum comentário:

Postar um comentário