quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Casa da Flor

Em novembro, o Projeto Momento Literário aborda com os alunos o tema Consciência Negra. Neste dia 17, a turma 83 da EMEF Santos Dumont visitou a biblioteca com a professora Andreia Zandonai. Primeiramente, os alunos assistiram ao vídeo sobre o Dia Nacional da Consciência Negra e sobre Zumbi dos Palmares.


Após o vídeo, foi apresentado o livro O Mundo do trabalho, da coleção Olhar a África e ver o Brasil com imagens do fotógrafo francês, apaixonado pelo nosso país e pela cultura negra, Pierre Verger.




Em seguida, foi lido o conto A casa da flor, de Joel Rufino dos Santos, do livro Gosto de África. Na história, Gabriel é um menino tímido visto como "coitadinho" por não falar. Quando cresce, sonha com uma mulher ordenando que ele construa sua própria casa e a enfeite. Ele assim o faz. Depois de ter construído a casa, usa todo tipo de caco de azulejo para deixá-la bem bonita. Sua moradia vira obra de arte e começa a ser chamada de casa da flor.

Para finalizar o Momento Literário desta manhã, a turma botou a mão na massa, ou melhor, na argila para construir casas. Como enfeites, os alunos usaram caquinhos de ladrilho colorido. Confira como ficaram os trabalhos.













Alunos e professora, obrigada pela participação e parabéns. Vocês foram nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário