quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As Pérolas de Cadija

No dia 24 de novembro, a oitava série da EMEF Primo Vacchi teve seu momento literário na Biblioteca Municipal. Após breve explanação sobre Zumbi dos Palmares, foi-lhes apresentado o fotógrafo francês Pierre Verger através de vídeo com participação e narração de Gilberto Gil. Então passamos aos slides com fotografias retiradas do livro Crianças, da coleção Olhar e Ver, que traz algumas das cenas captadas por Verger, relacionando África e Brasil.



A seguir, passamos à narrativa
As pérolas de Cadija, do livro Gosto de África, de Joel Rufino dos Santos. Cadija, jovem africana que ficara órfã de mãe, passa a viver sob os maus tratos da madrasta após a morte do pai, tendo de obedecer a seus mandos e desmandos. Depois da leitura, conversamos sobre o texto, tratamos de seus aspectos mais relevantes e refletimos sobre nossa realidade por meio daquela abordada no conto.






Devido ao cont
o As pérolas de Cadija apresentar semelhanças com o conto de fadas A Gata Borralheira (ou Cinderela), analisamos esses paralelos - e depois seus paradoxos, pois, apesar dos pontos em comum, as diferenças culturais foram retratadas e poderiam ser observadas claramente ao se comparar os textos. A partir dessas características, a turma passou, em grupos, à confecção de cartazes relacionando ambas as narrativas.









Foi uma manhã produtiva, com alunos sensacionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário