terça-feira, 15 de março de 2011

Considerações Iniciais

No ano de 2011, o Projeto Momento Literário passa a acontecer na Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha a fim de trazer os estudantes para esse ambiente e revitalizar esse espaço cultural.
Primeiramente, fora convidado para trabalhar na biblioteca professor interessado em realizar atividades de Hora do Conto com alunos de séries iniciais do ensino fundamental. Entretanto, não sendo a vaga preenchida por colega disposto a executar a contação de histórias para as crianças, propus a implementação de outro projeto, com outro nome e outro formato.
Assim vem à público o Projeto Momento Literário, o qual idealizei anteriormente a minha vinda à biblioteca e entreguei para as pessoas responsáveis pela seleção de profissional para essa vaga após minha ideia ter sido aceita verbalmente.


Devido a minha formação (Graduação em Letras - com habilitação para o ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Inglesa), o Projeto Momento Literário (não Hora do Conto) fora planejado para atender alunos de 1º ano a 8ª série do Ensino Fundamental - crianças e jovens -, pois não acredito que só os pequenos necessitem da companhia dos livros. Penso que a juventude é a faixa-etária que mais precisa de um ponto de referência por vivenciarem o processo natural de busca de identidade própria, fase que normalmente vem associada à negação dos valores familiares.
O Projeto Momento Literário consiste basicamente na contação de histórias, na conversação após a leitura (que é o ponto alto da atividade) e na produção final (na qual os alunos imprimem suas impressões). Na conversação, os alunos passam da análise da história para a análise de si mesmos, papel esse que considero o principal dos textos literários: levar-nos a pensarmos nós mesmos. Tudo isso num ambiente positivo e acolhedor, construído com muito otimismo e amor à Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário